quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como fazer mudas de phalaenopsis

A partir do pó de canela

   Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas, é possível induzir o nascimento de uma muda clone que brotará na própria haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.

   Mas se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.
Com o resto da haste que sobrar vc faz o procedimento abaixo de como obter mudas "com haste floral" 
   
    Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 centímetros, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor. Lembre-se de que as plantas jovens precisam de maior humidade, por isso, fique atento a rega até que as plantas se desenvolvam.

Com a haste floral

Material:

- Hastes florais.
- Bandeja com tampa. (Vou ensinar a fazer de garrafa pet)
- Esfagno.
- 1 comprimido de Vitamina B. (compra-se  em farmácia)
- Adubo de Crescimento (Maior proporção de Nitrogénio) o mais usa é peters.
- Água Sanitária.
- Água mineral.
- Bandeja (Garrafa pet, tesoura, fita adesiva)

Modo de Fazer:

1 - Após a floração da phalaenopsis, corte a haste floral em pequenos toquinhos deixando uma gema de crescimento em cada um deles. Essa gema fica exactamente no nó de cada trecho da haste.

Toquinhos cortados (cerca de 7 cm)


2 - Deixe as hastes em local seco por uns dois ou três dias para cicatrizar o local do corte.

3 - Com a unha, retire delicadamente a capinha que recobre a gema.



Capinha cinza bem ao centro da imagem que é para ser retirada
4 - Com uma solução de água sanitária (10%) e água mineral, esterilize o esfagno e a bandeja, deixando-os de molho por cinco minutos.

Depois enxágüe bem em água corrente.

5 - Dissolva o comprimido de Vitamina B e um pouco de adubo peters de crescimento em 750ml de água fervida e esprema sobre o esfagno levemente. Depois coloque uma camada de dois centímetros de musgo e disponha os toquinhos da haste com a gema voltada para cima.


6 - Tape a bandeja deixando-a em um local fresco com 50% de iluminação. Pode ser dentro do orquidário.


7 - Espere que as mudinhas desenvolvam as raízes suficientes para serem transferidas para um vaso definitivo.

"Bandejas"

No meu caso utilizei garrafas pets cortadas a parte de cima utilizei encaixando na parte de baixo como uma tampa e passando em volta uma fita adesiva para vedar não entrar ar.


Corte a garrafa com uma medida aproximadamente de 7cm ou a seu gosto depois é só encaixar a parte de cima da garrafa e passar a fita adesiva em toda a volta da garrafa.


"Bandeja" já pronta agora é só aguardar as mudinhas brotarem

4 comentários:

Loucos por Anime disse...

Quando deixou os pedaços dentro das garrafas pets, depois de qtos meses surgiram as mudinhas?

Edy Diniz disse...

Ola, me ajude por favor estou desesperado, bom eu tenho um mini orquidário em casa,
e por incrível que pareça uma de minhas Phalaenopsis foi fecundada (grávida), aparentemente isso é normal, mas não é muito comum uma vez que moro na capital ( MG ) grande BH, pois não há muitos incetos polinizadores, mas teve alguns que se empenharam mais kk, bom o que eu faço quando a cápsula de semente estiver pronta? como eu faço um meio de cultura em casa para que as novas plantinhas possam se desenvolver.. o clima aqui e tropical, nas estações mais quentes eu procuro borrifar água nelas, e jogar água no chão para aumentar a umidade. elas se encontram em minha varanda coberta, mas com incidência do sol pela manhã e no fim de tarde. desde já agradeço forte abraço.

ROSART MODA PRAIA disse...

Esse foi o processo que a Marcelle fez.

venixx disse...

aonde que vou deixar os potes com as gema até brotar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...